O construtivismo explica como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas interações mútuas entre o indivíduo e o meio.
O construtivismo explica como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas interações mútuas entre o indivíduo e o meio.
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ToggleO construtivismo, em geral, explica como a inteligência humana se desenvolve, partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas interações mútuas entre o indivíduo e o meio.
Essa corrente de pensamento derivou das teorias da epistemologia genética e da psicologia sócio-histórica, desenvolvidas por Jean Piaget e Lev Vygotsky, respectivamente. Tanto a epistemologia genética quanto a pesquisa sócio-histórica sustentam que o ser humano não nasce inteligente, mas também não é apenas um receptor passivo das influências do ambiente.
O ser humano responde aos estímulos do ambiente e, a partir disso, constrói e organiza seu próprio conhecimento.
Considerando que o conhecimento é construído por cada indivíduo, é de se esperar que se trate da construção de um conhecimento subjetivo. Portanto, não se alcança uma verdade absoluta (representação do real como ele é), mas sim uma adaptação do organismo ao seu meio, compreendendo o ambiente em que está inserido. Como resultado, o sujeito do conhecimento orienta suas ações e pensamentos com base em suas experiências.
Segundo Piaget, existem dois processos fundamentais no ato da aquisição do conhecimento: assimilação e acomodação. Através desses dois processos, o ser humano cria um equilíbrio mental mediante a perturbação causada pela impressão de um novo objeto (não conhecido anteriormente). Isso é chamado de princípio de equilibração.
No processo de assimilação, o novo objeto é analisado com base na estrutura existente no entendimento do indivíduo, que passa a ter uma nova impressão. No processo de acomodação, a nova experiência que não se enquadra nos esquemas de pensamento anteriores demanda um novo esquema que acomode o novo conhecimento, que será ampliado através do estabelecimento de relações com o meio do sujeito cognoscente.
O desafio da origem do conhecimento é abordado por diversas correntes filosóficas. O empirismo postula que o conhecimento deriva da experiência sensorial; o racionalismo, por sua vez, argumenta que a razão é a fonte primordial do conhecimento, enquanto a sensação apenas gera opiniões.
O apriorismo sustenta que o conhecimento verdadeiro é produzido por julgamentos sintéticos a priori, formados a partir de dados da experiência e da razão. Por fim, o construtivismo enfatiza que o desenvolvimento da inteligência é moldado pela interação entre o indivíduo e o ambiente.
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