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A Revolução Copernicana na Teoria do Conhecimento

O conhecimento consistia na adaptação do sujeito ao objeto a ser conhecido, e na possibilidade de o ser humano conhecer tudo.

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O que significa A Revolução Copernicana na Teoria do Conhecimento?

A expressão “Revolução Copernicana na Teoria do Conhecimento” refere-se a uma mudança fundamental ou paradigmática na forma como o conhecimento é entendido e produzido. O termo é uma referência à revolução na astronomia liderada por Nicolau Copérnico no século XVI, na qual ele propôs o modelo heliocêntrico do sistema solar, deslocando a Terra do centro do universo.

Na filosofia, essa expressão é frequentemente utilizada para descrever um movimento semelhante na epistemologia, em que há uma mudança radical na compreensão da natureza do conhecimento e de como ele é adquirido. Isso pode envolver uma mudança de paradigma, como a transição do conhecimento baseado em autoridade para o conhecimento baseado na experiência sensorial e na razão, como proposto por Immanuel Kant em sua “Revolução Copernicana na Teoria do Conhecimento”. VEJA A SEGUIR

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A Revolução Copernicana na Teoria do Conhecimento

A abordagem clássica do ato de conhecimento sustentava que o objeto era quem determinava, ou seja, o conhecimento consistia na adaptação do sujeito ao objeto a ser conhecido, e na possibilidade de o ser humano conhecer tudo.

No entanto, essa perspectiva apresentava lacunas significativas, uma vez que não explicava a existência de seres incognoscíveis pelo homem. Este fato levou Immanuel Kant à conclusão de que não é o sujeito que se adapta aos objetos no ato de conhecimento, mas sim o contrário.

Essa mudança é conhecida como a revolução copernicana na gnosiologia de Kant: no ato de conhecimento, os objetos se adaptam à natureza do intelecto humano. Assim, torna-se fácil explicar a existência de seres incognoscíveis pelo homem, pois eles não se ajustam à natureza do intelecto humano e, portanto, o homem não pode conhecê-los.

Kant distingue entre fenômeno, aquilo que a experiência consegue apreender, e nômeno, as coisas em si, que são inatingíveis pela experiência. Essa distinção é fundamental para a compreensão da possibilidade do conhecimento. A revolução copernicana na teoria do conhecimento ajudou a revelar que a razão humana encontra na natureza aquilo que ela mesma coloca.

Segundo o esquema de Kant, a natureza adapta-se aos esquemas da razão humana, mudando assim todo o esquema do conhecimento. Essa nova visão da relação sujeito-objeto é chamada de revolução copernicana na teoria do conhecimento, em analogia à mudança da visão geocêntrica do mundo para a heliocêntrica.

Ou seja, deixou-se de acreditar que o Sol girava em torno da Terra e passou-se a entender que é a Terra que gira em torno do Sol.

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