Resumos: Conceito e Técnicas de redacção

Conceito de resumo

O conceito de resumo refere-se à condensação de um texto original em poucas palavras, mantendo as informações essenciais e reduzindo sua extensão. De acordo com o Dicionário Michaelis – UOL, resumir significa criar um novo texto mais conciso, utilizando as informações importantes do texto-base de forma objetiva.

Portanto, um resumo é uma versão mais sucinta e resumida do conteúdo original, destacando os pontos-chave e essenciais para transmitir a mensagem principal do texto original de forma mais compacta.

O objetivo final do resumo é fornecer uma visão geral do conteúdo original de forma resumida e acessível.

Técnicas de redacção de resumo a partir de um texto escrito

As técnicas de redação de um resumo a partir de um texto escrito envolvem várias fases que são essenciais para garantir a qualidade e a eficácia do resumo. Vamos explicar cada uma das fases mencionadas:

Leitura: A primeira fase consiste em ler o texto original para compreendê-lo em sua totalidade. É fundamental ter uma compreensão clara do conteúdo antes de iniciar o processo de resumo.

Seleção: Nesta fase, o foco está na seleção das informações mais relevantes e significativas do texto. É importante identificar os pontos-chave que devem ser incluídos no resumo.

Segregação: Consiste em dividir o texto em partes que representam ideias completas e autônomas. Isso facilita a organização e a estruturação do resumo.

Nomeação: Atribuir um título a cada parte do texto segregado. Essa etapa não só ajuda na redução do texto, mas também confirma a compreensão do conteúdo e a identificação das ideias principais.

Supressão: Envolve a eliminação de redundâncias e informações desnecessárias. É importante manter apenas as informações essenciais para evitar a repetição e tornar o resumo mais conciso.

Generalização: Nesta fase, é elaborado um plano do texto resumido, agrupando as ideias significativas de forma a apresentar uma visão geral do conteúdo original. O objetivo é produzir um texto mais curto, mantendo o sentido geral do texto original.

Construção: Consiste na produção do resumo final, articulando e reagrupando as ideias selecionadas nas fases anteriores. O resumo deve ser coeso, claro e transmitir de forma sucinta as informações essenciais do texto original.

Seguindo essas fases de elaboração de um resumo, é possível criar um resumo eficaz que capture as ideias principais do texto original de maneira concisa e objetiva. Após compreender e aplicar essas técnicas, o próximo passo seria redigir o resumo da lição, respeitando as diretrizes e os pontos-chave identificados durante o processo de resumo.

Importância do resumo

A importância do resumo reside em sua capacidade de condensar as informações essenciais de um texto original de forma sucinta e objetiva. Algumas das razões pelas quais os resumos são importantes incluem:

Facilita a Compreensão: Um bom resumo destaca as ideias principais e essenciais do texto original, tornando mais fácil para o leitor compreender o conteúdo de forma rápida e eficiente.

Economiza Tempo: Ao fornecer uma visão geral do texto original, o resumo permite que os leitores identifiquem rapidamente se o conteúdo é relevante para suas necessidades, economizando tempo na busca por informações específicas.

Auxilia na Revisão e Estudo: Os resumos são úteis para revisar e estudar o conteúdo de forma mais eficiente, pois concentram-se nos pontos-chave, facilitando a memorização e a compreensão.

Facilita a Pesquisa: Em contextos acadêmicos ou profissionais, os resumos são úteis para revisar rapidamente várias fontes de informação e identificar os principais argumentos e conclusões.

Comunicação Concisa: Em apresentações ou relatórios, um resumo eficaz pode transmitir as informações mais importantes de maneira clara e concisa, garantindo que a mensagem seja compreendida pelos destinatários.

Promove a Organização: Ao passar pelas etapas de elaboração de um resumo, como a seleção e a estruturação das informações, os leitores desenvolvem habilidades de organização e síntese de conteúdo.

Auxilia na Tomada de Decisão: Em contextos profissionais, os resumos são úteis para ajudar na tomada de decisões informadas, fornecendo uma visão geral dos pontos-chave relevantes.

Os resumos desempenham um papel fundamental na comunicação eficaz de informações, na economia de tempo e na promoção da compreensão e retenção de conteúdo. São ferramentas valiosas em diversos contextos, desde a academia até o mundo profissional, ajudando a sintetizar e transmitir informações de maneira clara e acessível.