Inferências Imediatas por Conversão

Inferências Imediatas por Conversão

Inferências imediatas por conversão são um tipo de operação lógica em que as proposições são trocadas de forma direta, seguindo uma regra específica. Nesse caso, o sujeito é trocado pelo predicado e vice-versa. É importante observar que os termos permutados não devem ter uma extensão maior na conclusão do que tinham na proposição original.

Por exemplo, ao considerar a proposição “Algumas moçambicanas são professoras”, uma inferência inválida seria chegar à conclusão de que “Todas as professoras são moçambicanas”.

Tipos de Inferências Imediatas por Conversão

As proposições podem ser convertidas de várias maneiras, dependendo de suas características. Assim podemos destacar os seguintes : Inferências imediatas por Conversão

• Conversão simples;
  • Conversão por limitação (ou por acidente);
  • Conversão por negação;
  • Conversão por contraposição.

Conversão simples

A conversão simples se aplica apenas a proposições do tipo E (universal negativa) e do tipo I (particular afirmativa), onde o sujeito e o predicado têm a mesma quantidade ou extensão. Assim, a conversão envolve a troca simples do sujeito pelo predicado e do predicado pelo sujeito da proposição inicial, sem alterar a quantidade ou qualidade.

Exemplos:

• “Nenhum africano é europeu” (E) se converte em “Nenhum europeu é africano” (E).
  • “Certos filósofos são pedagogos” (I) se converte em “Certos pedagogos são filósofos” (I).

As proposições recíprocas ou equivalentes (definições) são convertidas de acordo com esse processo. Por exemplo, a definição “O homem é um animal racional” pode ser convertida em “O animal racional é o homem”.

Conversão por limitação (ou por acidente)

Conversão por limitação (ou por acidente) ocorre em todas as proposições do tipo A (universal afirmativa), onde o sujeito é universal, ou seja, é considerado em toda a sua extensão, e o predicado é particular, por se tratar de uma proposição afirmativa. Dessa forma, ao converter qualquer proposição do tipo A, é necessário manter, na proposição a ser convertida (a inicial), a extensão do predicado (neste caso, particular), de modo que a proposição resultante seja particular; caso contrário, resultaria em uma falácia, ou seja, um erro lógico.

Exemplos:

• “Todo o homem é mortal” (A) se converte em “Algum mortal é homem” (I).
  • “Todos os maputenses são moçambicanos” (A) se converte em “Alguns moçambicanos são maputenses” (I).

Por exemplo, se a proposição “Todos os maputenses são moçambicanos” fosse convertida em “Todos os moçambicanos são maputenses”, estaríamos distorcendo o significado da proposição inicial, pois, como você sabe, os maputenses são apenas uma parte dos moçambicanos.

Conversão por negação

Conversão por negação é um processo lógico em que toda proposição do tipo O apresenta um sujeito particular e um predicado universal (por ser negativa). Para garantir a validade da conversão, é necessário recorrer a um artifício que consiste em transformar a proposição a ser convertida em uma proposição afirmativa particular equivalente, o que só é possível transferindo a negação da cópula para o predicado da proposição resultante.

Exemplo:

• A proposição “Alguns políticos não são honestos” (O) se converte em “Alguns não honestos são políticos” (I).

Conversão por contraposição

Conversão por contraposição é aplicada às proposições do tipo A (universais afirmativas) e do tipo O (particulares negativas). Para realizar essa conversão, adiciona-se a partícula de negação (não) ao sujeito e ao predicado da proposição a ser convertida e, em seguida, realiza-se a conversão simples, ou seja, a permutação dos termos.

Exemplo:

• A proposição “Todos os políticos são corruptos” (A) se converte em “Todos os não-corruptos são não-políticos” (A).

No exemplo anterior, na proposição convertida, negamos o sujeito e o predicado, o que transforma a proposição original em “Todos os não-políticos são não-corruptos”, e em seguida, realizamos a conversão simples, resultando na proposição “Todos os não-corruptos são não-políticos” (A).

Da mesma forma, a proposição “Alguns políticos não são corruptos” (O) se converte em “Alguns não-corruptos não são não-políticos” (O). Nesse caso, o procedimento foi semelhante ao da proposição anteriormente convertida, embora neste último caso se trate de uma proposição negativa.

Exercícios Resolvidos sobre Inferências Imediatas por Conversão

1- Para cada uma das proposições que a seguir se apresentam, realiza a sua conversão e indica o tipo de conversão que realizaste.

a) Os pássaros não são animais com quatro patas.
b) Não há moçambicano que seja homem terrorista.
c) Nenhum círculo é quadrado.
d) Qualquer manual escolar é um livro educativo.
e) Há pelo menos um moçambicano que é filósofo.
f) As crianças são criaturas amáveis.
g) Nem todos os jovens gostam da música tradicional africana.

2- Considera a proposição seguinte: “O homem é animal cultural.”
2-1 Converte esta proposição conforme as possibilidades.

3. Das proposições seguintes, indica aquelas que podem ser objeto de conversão simples.
a) Todo o angolano é africano.
b) Os homens são animais racionais.
c) Certos moçambicanos são médicos.
d) Qualquer protestante é cristão.