Classificação dos silogismos – Existem dois tipos principais de silogismo: categóricos e hipotéticos
Classificação dos silogismos – Existem dois tipos principais de silogismo: categóricos e hipotéticos
ÍNDICE:
ToggleExistem dois tipos principais de silogismo: categóricos e hipotéticos. Os silogismos categóricos compreendem dois tipos: regulares e irregulares. Os silogismos regulares são aqueles cuja estrutura apresenta três proposições e três termos.
Os silogismos apresentados até agora são categóricos regulares. Vamos então analisar os silogismos categóricos irregulares e os hipotéticos.
Silogismos irregulares, também conhecidos como derivados dos silogismos categóricos, são estruturas argumentativas que apresentam mais ou menos do que três termos e mais ou menos do que três premissas. Essas são formas de argumentação válidas, porém não seguem um formato único, ou seja, um padrão do silogismo categórico.
Vamos analisar alguns exemplos de silogismos categóricos irregulares ou derivados.
Entimema (ou silogismo incompleto) – É um silogismo, ou argumento, no qual uma das premissas, ou até mesmo as duas, não estão explicitamente expressas, pois podem ser subentendidas.
Por exemplo: “A Sida é uma doença infecciosa transmitida por vírus.” Neste caso, falta a premissa maior: “As doenças infecciosas são transmitidas por vírus.” Passando para a forma canônica (padrão), temos: “As doenças infecciosas são as principais causas de mortes humanas em África. A malária é uma doença infecciosa. Portanto, a malária é a principal causa de mortes humanas em África.”
O uso de entimemas é comum em situações de comunicação cotidiana, pois os interlocutores pressupõem que as premissas omitidas são amplamente conhecidas, preferindo subentendê-las para não sobrecarregar seus ouvintes, o que, em algumas situações, pode gerar confusão.
Epiqueirema – É um silogismo no qual uma ou ambas as premissas apresentam suas respectivas demonstrações. Assim, as premissas demonstrativas são geralmente acompanhadas pelo termo “porque” ou por outro termo com a função justificativa ou demonstrativa.
Os polissilogismos são estruturas argumentativas mais complexas que envolvem a concatenação de vários silogismos em uma sequência lógica. Nesse tipo de argumentação, a conclusão de um silogismo é utilizada como premissa maior ou menor em um novo silogismo, criando assim uma cadeia de raciocínio.
Existem dois tipos de polissilogismos: progressivos e regressivos.
Essa técnica de encadear vários silogismos em uma sequência lógica é utilizada para construir argumentos mais elaborados e complexos, permitindo uma análise mais aprofundada de uma questão ou problema.
Os sorites são tipos de polissilogismos abreviados nos quais o sujeito da primeira premissa se torna o predicado da segunda, e o sujeito da segunda premissa se torna o predicado da terceira, e assim por diante, até a conclusão que une o sujeito da última premissa ao predicado da primeira premissa.
Quando o predicado da primeira premissa se torna o sujeito da segunda e o predicado da segunda premissa se torna o sujeito da terceira, continuando dessa forma até a conclusão que une o sujeito da primeira premissa ao predicado da última premissa, temos um sorites regressivo. Os sorites contêm no mínimo quatro proposições.
Artigos “Lógica II“
Confira estes artigos:
As conectivas lógicas, também conhecidas como operadores lógicos, são partículas que representam diferentes operações lógicas.
Este artigo aborda a distinção entre Proposições simples e proposições complexas, explorando sua importância na…
A lógica proposicional, também conhecida como lógica sentencial, é um ramo da lógica que se…
Falácia é o termo utilizado para um raciocínio errado que aparenta ser verdadeiro. A origem…
Silogismos hipotéticos são um tipo de silogismo que, ao contrário dos silogismos categóricos, têm a…
Classificação dos silogismos – Existem dois tipos principais de silogismo: categóricos e hipotéticos
A figura de um silogismo é determinada pelo papel que o termo médio desempenha nas…
O silogismo é uma forma de inferência mediata ou raciocínio dedutivo, desenvolvido por Aristóteles na…
-Analogia, indução e dedução são três tipos de inferências mediatas ou raciocínios completamente diferenciados. saiba…
Inferências imediatas por conversão são um tipo de operação lógica em que as proposições são…
Mande - nos o seu trabalho/ sua atividade e nós resolveremos para ti...
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
Escola MozEstuda – Portal de Leituras e Aprendizagens
Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações
© 2024 MozEstuda Por: OSJ. Cumbe