Os quatro Tipos de Proposições Categóricas (A, E, I, O)

Este artigo explora os fundamentos dos quatro tipos de proposições categóricas na lógica aristotélica: A, E, I e O.

Os quatro tipos de proposições categóricas

Ao combinarmos a qualidade e a quantidade, identificamos quatro tipos de juízos que terão um papel relevante na teoria das inferências. A importância desses tipos justifica que sejam simbolizados pelas vogais A, E, I, O.

Como os argumentos são tratados na lógica?

Antes de definir esses juízos, é crucial compreender como os argumentos são tratados na lógica. Nesse sentido, a lógica opera com argumentos formalizados, substituindo os conteúdos das proposições ou juízos que compõem o argumento por símbolos, focando apenas na forma das mesmas.

Na lógica aristotélica, que será estudada a seguir, Aristóteles estabeleceu que cada elemento de uma proposição pode ser substituído por um único símbolo.

Para exemplificar, consideremos a proposição:
A Clara é uma menina muito bondosa.

Os quatro Tipos de Proposições Categóricas (A, E, I, O)

Para formalizar esse juízo, substituímos os termos por letras ou símbolos, obtendo a forma de proposição:
Sujeito Cópula Predicado: S é/não é P
As formas “S” e “P” podem ser empregadas para substituir o Sujeito e o Predicado de qualquer proposição, independentemente do seu conteúdo. (S é P ou S não é P)

Quais são os quatro tipos de proposições categóricas?

Agora, vamos analisar a classificação da combinação das proposições categóricas/juízos em relação à quantidade e qualidade.

Os quatro tipos de proposições categóricas são:

• Universais afirmativos (A): seguem a forma “Todo o S é P”.
    Exemplo: “Todos os moçambicanos são cidadãos honrados.”
  • Universais negativos (E): apresentam a forma “Nenhum S é P”.
    Exemplo: “Nenhuma ave tem quatro patas.”
  • Particulares afirmativos (I): têm a forma “Algum S é P”.
    Exemplo: “Alguns filósofos são criativos.”
  • Particulares negativos (O): seguem a forma “Algum S não é P”.
    Exemplo: “Alguns filósofos não são acadêmicos.”

Estas vogais são derivadas das duas primeiras vogais da palavra “AfIrmo” e das duas únicas vogais da palavra “nEgO“.

Em resumo, o juízo e a proposição são classificados de acordo com vários critérios, incluindo a quantidade, a qualidade, a inclusão do predicado no sujeito, a dependência da experiência, a relação ou condição, a modalidade e a matéria.

Os quatro tipos de proposições categóricas (proposições que afirmam ou negam sem reservas) resultam da combinação da quantidade (universal e particular) e da qualidade (afirmativo e negativo).

TipoQuantidadeQualidadeExemplos
AUniversalAfirmativaTodos cães são companheiros.
EUniversalnEgativaNenhum cão é companheiro.
IParticularafIrmativaAlguns cães são companheiros.
OParticularNegativa (negO)Alguns cães não são companheiros.