Projeto Escolar: Conceitos, Elaboração e Exemplos

Projeto e Feira Escolar

Projeto e Feira Escolar

O projeto escolar tem como pressuposto básico o conhecimento, cujo objetivo principal é gerar conhecimento por meio de discussões e reflexões profundas, aproximando os estudantes a partir de suas diferenças e opiniões.

Para iniciar um projeto escolar é necessário fazer uma boa escolha do tema, de modo que dificuldades posteriores não comprometam o sucesso do projeto.

Existem diversos pontos a serem considerados na escolha de um bom projeto para apresentar na escola, numa feira ou exposição.

Não basta ter um bom tema; é preciso considerar a viabilidade de sua execução e se ele realmente atende às exigências de quem propôs o trabalho, seja o orientador, professor ou outro.

Passos para Elaboração de um Projeto Escolar

O projeto começa com a seleção do problema ou tema a ser trabalhado e vai até a avaliação dos resultados. As etapas de elaboração de um projeto escolar são muito importantes e cheias de descobertas. Quando pretendemos elaborar um projeto para participar numa feira escolar ou obter uma boa nota, devemos seguir os seguintes passos:

1. Escolha do tema (título): para iniciar, deve-se escolher o tema do projeto. O tema deve ser atual e ter uma utilidade prática importante. Discuta sua ideia de projeto com outras pessoas e, se for feito em grupo, converse com seus colegas sobre a escolha. É fundamental escolher mais de um tema e depois discutir para fazer a melhor escolha.
  2. Identificação do público-alvo: nesta fase, deve-se definir a quem se destina e onde será executado o projeto.
  3. Justificativa da escolha do projeto: explique a relevância do projeto na formação dos alunos.
  4. Definição da área de conhecimento: escolha o projeto de acordo com seu nível de conhecimento em determinada área. Se estiver fora de seu alcance, as dificuldades de concretização serão maiores. Caso tenha dúvidas, pergunte ao professor se ele recomenda aquele projeto para seu nível de conhecimento.
  5. Conteúdo: liste os conteúdos que serão trabalhados.
  6. Definição do objetivo: explique para que e como foi elaborado o projeto.
  7. Definição das atividades: liste as atividades que serão desenvolvidas durante a elaboração do projeto.
  8. Elaboração do cronograma de atividades: defina o tempo necessário para desenvolver o projeto (atividades e datas).
  9. Avaliação do resultado: deve ser feita de forma descritiva, evidenciando os aspectos positivos e negativos do projeto, para servir de base para executar ou prever novas ações.
  10. Bibliografia: cite todos os livros, sites e outros materiais consultados para a elaboração do projeto.

Para obter a melhor nota possível no seu projeto escolar, é necessário ter alguns cuidados. Um pequeno erro pode comprometer a concretização do projeto e, consequentemente, a sua nota ou apresentação. Comece por definir bem qual projeto pretende implementar, para que todos os problemas que surgirem possam ser resolvidos a tempo.

Exemplo de um Projeto Escolar

Suponhamos que, durante uma aula de Português, o professor atribua um trabalho em grupo para a turma desenvolver um projeto escolar a ser apresentado em 30 dias. Depois de uma análise exaustiva, o grupo percebe que um dos maiores problemas é o lixo espalhado pelo recinto escolar.

Decidem, então, implementar um projeto com o objetivo de tornar o ambiente escolar limpo e agradável. Neste caso, podem elaborar um projeto de reciclagem do lixo na escola, onde irão separar e recolher o lixo produzido no ambiente escolar, de forma a reciclá-lo e reaproveitá-lo corretamente, com o envolvimento de toda a escola.