Pessoa e as suas características

A Pessoa é o ser humano em suas relações com o mundo e consigo mesmo, sendo único, autêntico e irrepetível

O que se entende por pessoa?

O termo “pessoa” tem uma origem interessante que remonta ao filósofo romano Boécio. Ele afirmou que a Pessoa é uma substância, e a palavra “pessoa” deriva do grego “prosopon” e do latim “persona”, que significa “fazer ressoar”.

Inicialmente, esse termo era utilizado no teatro clássico para designar a máscara usada por um ator, indicando que ele estava desempenhando um papel na peça teatral. Com o tempo, essa palavra foi introduzida na linguagem filosófica pelo estoicismo popular, referindo-se aos papéis representados pelos seres humanos na vida cotidiana.

De forma geral, a Pessoa é o ser humano em suas relações com o mundo e consigo mesmo, sendo único, autêntico e irrepetível. Cada pessoa possui sua própria identidade e desafia a ideia de ser substituível, destacando a singularidade de cada indivíduo.

A Pessoa é mais do que um simples papel desempenhado na sociedade; é um ser complexo, composto por diferentes aspectos físicos, mentais e emocionais, que formam uma totalidade coesa e uma unidade psicológica.

Conceito de Pessoa na época medieval

Santo Tomás de Aquino e Cícero, dois filósofos importantes, abordaram o conceito de Pessoa de maneiras distintas. Para Santo Tomás de Aquino, a Pessoa é considerada um “subsistente de natureza racional”, enfatizando a importância da racionalidade na definição da Pessoa.

Por outro lado, Cícero definiu a Pessoa como um “sujeito de direitos e deveres”, destacando a dimensão jurídica da Pessoa, que implica limites à liberdade individual.

Além disso, Boécio e Santo Tomás de Aquino ressaltaram a natureza filosófica da Pessoa, destacando três elementos fundamentais: substancialidade, individualidade e racionalidade. Para eles, a Pessoa é uma substância, ou seja, uma qualidade permanente e intrínseca à própria existência.

Ser Pessoa significa manter essa essência mesmo que as características acidentais, como peso, altura, cor da pele, possam mudar ao longo da vida. A individualidade da Pessoa reside na sua distinção, independência e irredutibilidade, não se reduzindo a uma mera coletividade.

Por fim, a racionalidade da Pessoa refere-se à capacidade de raciocinar, refletir, compreender, analisar e interpretar, conscientizando-se do mundo ao seu redor e do mundo intrínseco a si.

Por outro lado, Immanuel Kant trouxe uma abordagem moderna ao conceito de Pessoa, elevando-o a uma categoria filosófica. Para Kant, a Pessoa é um valor absoluto, sendo chamada de Pessoa porque sua natureza a distingue como um fim em si mesma. Cada ser racional existe como um fim em si mesmo e não como um meio para os propósitos de outras vontades, destacando a autonomia e a dignidade intrínseca da Pessoa.

Conceito de Pessoa na época contemporânea

Na época contemporânea, filósofos como Martin Buber, Emmanuel Levinas e Emmanuel Mounier, influenciados pela perspectiva kantiana do valor intrínseco da Pessoa, enfatizaram a alteridade (amor ao próximo), a relação interpessoal e a abertura ao transcendente (Deus) na definição de Pessoa.

Eles destacaram a importância da relação com os outros e a dimensão espiritual na compreensão da Pessoa, ressaltando a ética do cuidado, da responsabilidade e da interconexão com o próximo.

Por outro lado, filósofos como Gabriel Marcel, Martin Heidegger e Paul Ricoeur, entre outros, buscaram resgatar a definição mais abrangente da Pessoa, enfatizando sua singularidade e complexidade.

Eles ressaltaram que a Pessoa não é apenas um ser espiritual, mas também material; não apenas de pensamento, mas também de extensão; não apenas de alma, mas também de corpo.

Essa abordagem ampliada reconhece a Pessoa como uma totalidade indivisível, composta não apenas de aspetos mentais, mas também físicos, enfatizando a integração e a unidade do ser humano em sua totalidade.

Características da Pessoa

A noção de Pessoa engloba diversas características que são fundamentais para compreender a singularidade e a dignidade do ser humano. Algumas das principais características da Pessoa são:

Singularidade: Cada ser humano é único, original, autêntico, irrepetível e insubstituível. Não existem duas pessoas iguais, cada indivíduo é único em sua essência e experiências.

Unidade: Embora a Pessoa seja composta por diversas partes (como o corpo físico, a razão, as emoções, entre outros), ela forma uma totalidade coesa. As diferentes partes que constituem a Pessoa se unem para formar uma unidade psicológica indivisível.

Interioridade: Em cada ser humano, existe um espaço de reserva e intimidade, conhecido como consciência moral. Esse espaço é inacessível e inviolável, representando a dimensão mais profunda e íntima da Pessoa.

Autonomia: A Pessoa, como centro de decisão e ação, possui o princípio e a causa de seu próprio agir. Ela tem a capacidade de se autogovernar e autodeterminar, sendo responsável por suas escolhas e ações.

Projeto: Ser Pessoa não é algo inato, mas sim uma possibilidade humana que cada indivíduo deve realizar por si mesmo. Tornar-se Pessoa envolve um processo de desenvolvimento e realização pessoal ao longo da vida.

Valor intrínseco: A Pessoa é considerada um valor absoluto, não podendo ser utilizada como um meio para atingir um fim. Ela possui dignidade inerente e deve ser respeitada como um fim em si mesma.

Essas características ressaltam a importância e a complexidade da noção de Pessoa, destacando sua singularidade, unidade, autonomia, interioridade, projeto e valor intrínseco como elementos essenciais para compreender a natureza e a dignidade do ser humano.

Qual é a diferença entre Ética e Moral?