Oportunidades a partir de Bens e Serviços Consumidos Localmente

Identificação de Oportunidades a partir de Bens e Serviços Consumidos Localmente

Para melhor entendimento, é necessário distinguir o conceito de bens e de serviços. Um bem é algo material ou imaterial que, quando utilizado ou consumido, satisfaz as necessidades humanas. Por exemplo, uma refeição é um bem porque satisfaz uma necessidade concreta ao ser consumida, neste caso, a necessidade fisiológica de alimentação.

Da mesma forma, o trigo é um bem porque satisfaz uma necessidade concreta quando é utilizado como matéria-prima na produção de farinha, que, posteriormente, será usada no fabrico de pão e de outros produtos.

Por outro lado, um serviço é um tipo específico de bem, porém é intangível, ou seja, sem existência física. Exemplos incluem serviços bancários, de hotelaria, de consultoria, de advocacia, de dentista, de corte de cabelo, de transporte de pessoas e mercadorias, de fornecimento de energia elétrica, e de comunicações e telecomunicações.

Como se pode perceber, existem diversos tipos de bens e serviços, e é possível identificar uma ou várias oportunidades de projeto para cada um deles. O importante é perceber que os tipos de bens e serviços necessários diferem de local para local.

Por exemplo, os bens consumidos em empresas diferem dos consumidos em centros infantis, ginásios, escolas, hospitais, padarias e outros locais.

Os bens e serviços consumido numa padaria e uma empresa.

Tomemos como exemplo uma padaria e uma empresa. Os bens e serviços consumidos nesses dois locais diferem entre si, como pode-se verificar na tabela abaixo:

LocalBensServiços
PadariaFarinha, sal, fermento, água, leite, açúcar, entre outrosFornecimento de energia elétrica, limpeza, transporte de mercadorias, entre outros
EmpresaPapel, caneta, cadeiras, estantes, lápis, impressora, fotocopiadora, scanner, pastas de arquivo, computador, entre outrosFornecimento de energia elétrica, comunicações e telecomunicações, transporte de pessoas e mercadorias, limpeza, serviços bancários, entre outros

Conceito e Tipos de Rendimento:

Rendimento:

O rendimento é a remuneração ou conjunto de remunerações que qualquer indivíduo recebe pelo fornecimento de um determinado bem ou serviço.

Tipos de Rendimento:

O rendimento pode ser dividido em três categorias principais:

1. Categoria de Rendimento Baixo: Possui poder de aquisição, padrão de vida e consumo baixos. Suas necessidades de sobrevivência são satisfeitas com dificuldade, muitas vezes sendo impossibilitados de ter várias formas de lazer e entretenimento.
  2. Categoria de Rendimento Médio: Possui um poder de aquisição e padrão de vida e consumo razoáveis, ou seja, médios. Consegue satisfazer suas necessidades básicas e algumas de lazer.
  3. Categoria de Rendimento Alto: Possui maior poder de compra, influência, riqueza e prestígio, além de um maior padrão de vida e consumo.

Identificar oportunidades de projetos a partir dos bens e serviços consumidos localmente permite ao empreendedor adaptar-se às necessidades específicas de diferentes contextos, criando soluções que agreguem valor e sejam economicamente viáveis.

De acordo com o rendimento das pessoas, podemos também identificar oportunidades de projetos a partir dos bens e serviços consumidos localmente.