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Filosofia Cultural (Negritude)

A Filosofia Cultural (Negritude) está enraizada no espírito pan-africanista de união e solidariedade entre os africanos, diferenciando-se por seu caráter cultural e literário

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Filosofia Cultural (Negritude) – Como corrente da Filosofia Africana

A Filosofia Cultural (Negritude) está enraizada no espírito pan-africanista de união e solidariedade entre os africanos, diferenciando-se por seu caráter cultural e literário. Assim como o pan-africanismo, a Negritude nasceu fora do continente africano, como resultado dos esforços emancipatórios da comunidade negra radicada em França.

Os mentores deste projeto eram membros de diversas profissões liberais, estudantes, eclesiásticos, intelectuais e políticos. A Negritude visava a união de todos os negros. Cesaire, seguido por Senghor, mais tarde, através da revista Présence Africaine e dos congressos de escritores e artistas negros organizados por aquela revista em 1956 e 1959, expressaram a ideia da unidade africana sob a forma cultural.

Por outro lado, o funcionalismo, ao sugerir a indivisibilidade das culturas por um denominador comum, abriu caminho para o princípio do relativismo cultural evocado pela etnologia americana. Essa corrente relativista enfatizava a diversidade cultural e social, considerando que a unidade da humanidade se manifestava em sua capacidade de se diferenciar em múltiplas culturas

O posicionamento relativista buscava principalmente combater o imperialismo americano e defender as minorias colonizadas, incluindo os grupos africanos. Estabelecendo normas de respeito pela diferença, tolerância, crença na pluralidade de valores e aceitação da diversidade, essa corrente abriu as portas para o reconhecimento da cultura africana, sendo a Negritude uma resposta imediata ao espaço aberto pelo relativismo cultural.

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Os principais impulsionadores da Negritude

No entanto, é importante destacar que Aimé Césaire foi fundamental como grande impulsionador da Negritude. De fato, a ele é atribuída a paternidade do termo “negritude”, que já se distingue no projeto anglofono do pan-africanismo. Os principais impulsionadores da Negritude – Césaire (antilhano), Senghor (senegalês) e Damas (guianense) – sintetizaram o projeto e seus conceitos:

  • Identidade: consiste no negro assumir plenamente sua condição;
  • Fidelidade: atitude que expressa a ligação do homem negro com sua terra-natal;
  • Solidariedade: sentimento que secretamente une todos os irmãos.

A Negritude era principalmente um movimento cultural e literário, mas com pretensões também políticas, protestando contra a atitude colonialista e lutando pela emancipação do povo. Um exemplo disso é o poema de Noémia de Sousa “A minha gente sofrida”, que reflete a nostalgia presente nos escritos de Senghor ao lembrar seu passado recente:

“É para amanhã que construiremos nossos templos, teremos alicerces sólidos como sabemos edificar, e permaneceremos eretos no topo da montanha, livres em nós mesmos.”

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Liga Africana e seus objetivos

No âmbito lusófono, o movimento foi difundido por diversos órgãos, como a Junta de Defesa dos Direitos de África, a Liga Nacionalista Africana e a Associação dos Estudantes Africanos, formadas por africanos e europeus favoráveis à promoção da cultura africana. Foi nesse contexto que, em 1920, surgiu em Lisboa a Liga Africana com os seguintes objetivos:

  • Promover, por meio de todas as mudanças políticas, o progresso físico, mental e econômico da raça africana nas colônias portuguesas;
  • Obter a revogação de todas as leis e regulamentos de exceção contra os africanos ainda presentes na legislação colonial portuguesa, especialmente no que diz respeito ao direito de propriedade;
  • Garantir o livre acesso de indivíduos de raça africana a todas as situações sociais e cargos públicos, nas mesmas condições exigidas aos indivíduos de raça branca.
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Os dilemas da Negritude (Filosofia Cultural)

Os dilemas da Negritude envolvem questões complexas e desafios enfrentados pelos adeptos e defensores desse movimento cultural e político. Alguns dos principais dilemas incluem:

  1. Identidade e Autenticidade: Um dos dilemas centrais da Negritude é a busca pela autenticidade da identidade negra. Isso envolve questionamentos sobre o que realmente significa ser negro, como expressar essa identidade de forma genuína e como conciliar diferentes experiências e perspectivas dentro da comunidade negra.
  2. Relação com o Colonialismo: A Negritude surgiu como uma resposta ao colonialismo e à opressão cultural e política imposta pelos colonizadores europeus. No entanto, alguns dilemas surgem ao tentar definir a identidade negra em oposição ao colonialismo sem cair em estereótipos ou simplificações.
  3. Universalismo vs. Particularismo: Outro dilema enfrentado pela Negritude é encontrar um equilíbrio entre a valorização da cultura e história negras como universais e a necessidade de reconhecer as especificidades e diversidades dentro da comunidade negra.
  4. Conflitos Internos: Dentro do movimento da Negritude, podem surgir conflitos e dilemas relacionados a diferenças de opinião, estratégias políticas divergentes e visões contrastantes sobre como alcançar os objetivos de emancipação e valorização da identidade negra.
  5. Reconciliação com o Passado e o Futuro: A Negritude muitas vezes envolve uma reflexão profunda sobre o passado histórico de opressão e exploração dos povos negros, ao mesmo tempo em que busca construir um futuro de empoderamento, igualdade e justiça. Conciliar essas duas perspectivas pode gerar dilemas e desafios significativos.

Em suma, os dilemas da Negritude refletem as complexidades inerentes à luta pela valorização da identidade negra, pela superação do legado colonial e pela construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Esses dilemas exigem reflexão, diálogo e ação coletiva para serem enfrentados de maneira eficaz.

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Leopold Sedar Senghor e a Negritude

Leopold Sedar Senghor foi uma figura proeminente no movimento da Negritude, desempenhando um papel fundamental na sua promoção e desenvolvimento. Senghor, nascido no Senegal, foi um poeta, político e intelectual que se destacou por sua defesa da cultura africana e da identidade negra. Ele foi um dos principais mentores e teóricos da Negritude, juntamente com Aimé Césaire e Léon-Gontran Damas.

Senghor defendia a ideia de que a cultura africana, com suas tradições, línguas e valores, era uma fonte de riqueza e orgulho para os povos africanos. Ele acreditava na importância de valorizar e celebrar a herança cultural africana, rejeitando a ideia de inferioridade cultural imposta pelo colonialismo.

Além de suas contribuições literárias, Senghor também teve uma carreira política significativa. Ele foi o primeiro presidente do Senegal após a independência em 1960 e desempenhou um papel importante na promoção da unidade e solidariedade entre os países africanos.

Através de seus escritos, discursos e ações políticas, Leopold Sedar Senghor foi um defensor incansável da Negritude como um movimento de valorização da identidade negra, resistência ao colonialismo e promoção da diversidade cultural africana.

Sua influência foi fundamental para a disseminação e consolidação dos princípios e ideais da Negritude não apenas na África, mas também em outras partes do mundo onde a diáspora africana estava presente.

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