A Pessoa como Sujeito Moral: Princípios Fundamentais

A Pessoa como Sujeito Moral refere-se à capacidade inerente que os seres humanos têm de agir de acordo com princípios éticos e morais.

A Pessoa como Sujeito Moral

Nesse contexto, a Pessoa é considerada um agente moral autônomo, capaz de fazer escolhas e tomar decisões com base em valores, normas e deveres éticos.

Essa perspetive reconhece a dignidade e a autonomia da Pessoa, atribuindo-lhe a responsabilidade pelas suas ações e consequências. O Sujeito Moral é aquele que possui consciência moral, ou seja, a capacidade de discernir entre o certo e o errado, o bem e o mal, e agir de acordo com esses princípios.

Além disso, a Pessoa como Sujeito Moral também está sujeita a avaliações éticas e sociais, sendo responsável por suas escolhas e comportamentos perante a sociedade e o mundo.

Essa dimensão moral da Pessoa é fundamental para a construção de uma sociedade justa e ética, onde cada indivíduo é reconhecido como um agente moral capaz de contribuir para o bem comum.

Princípios Fundamentais

Os demais capítulos seriam de pouca utilidade se não nos detivéssemos sobre este tema, que aborda questões relacionadas ao ser humano em sua condição de pessoa.

Este assunto representa um desafio para nós, pois é essencial para a compreensão de nossa humanidade não apenas no aspeto físico e cultural, mas também no moral.

Como afirmava Sócrates, conhecer a si mesmo é uma grande virtude, que nos leva a um maior entendimento sobre nossas ações e interações com os outros.

Para explorar esse tema, começaremos distinguindo entre Ética e Moral; em seguida, analisaremos o conceito de Pessoa e outros elementos essenciais à sua definição, com o intuito de nos conhecermos melhor e de regularmos nossas condutas com base em princípios éticos.

A distinção entre Ética e Moral

Do grego “ethos”, a Ética refere-se aos comportamentos habituais, aos costumes que são típicos dos seres humanos, relacionando-se com sua interioridade. Já do latim “mos” (Moral), também se refere aos comportamentos habituais dos seres humanos, com a particularidade de indicar o que deve ou não ser feito.

Mas o que diferencia a Ética da Moral? Ambas incidem sobre o comportamento e a ação humanas, porém a Ética, ao contrário da Moral, busca refletir sobre os valores pelos quais avaliamos os critérios que orientam essa avaliação.

A Ética se preocupa em investigar as condições que possibilitam a ação moral e em moralidade, sendo assim, a Ética se debruça sobre os princípios e fundamentos da Moral. Enquanto a Moral tem uma dimensão mais prática, ligada às exigências do agir cotidiano, a Ética se dedica à reflexão e à formulação técnica de questões e princípios gerais que guiam a ação humana.

A Ética tem uma abordagem mais universalista, ao passo que a Moral está mais relacionada com os contextos concretos da vida em uma sociedade específica. A Moral está ligada à dimensão coletiva e comunitária da vida dos seres humanos, relacionando-se com os comportamentos que devem ser cumpridos socialmente no âmbito da convivência interpessoal.

Já o termo “Ética” é reservado para designar a finalidade da vida, ou seja, a qualidade de vida boa, que, como afirmou Sêneca, não se trata de viver muitos anos, mas sim de viver de forma satisfatória; pois viver muito tempo depende do destino, enquanto viver de forma satisfatória depende da alma – a vida é plena quando a alma alcança seu bem próprio e assume o controle de si mesma.

Qual é a diferença entre Ética e Moral?

A distinção entre Ética e Moral é frequentemente debatida na filosofia e nas ciências sociais. Embora os termos sejam muitas vezes usados de forma intercambiável no dia a dia, eles possuem significados distintos:

Ética: A Ética é a parte da filosofia que se dedica ao estudo dos princípios que orientam o comportamento humano, buscando compreender o que é certo e o que é errado, o que é bom e o que é mau. Ela se preocupa com a reflexão sobre os fundamentos da vida moral, analisando os valores, normas e princípios que norteiam as ações humanas. Em resumo, a Ética é a teoria que busca estabelecer critérios para avaliar a moralidade das ações.

Moral: A Moral, por sua vez, refere-se ao conjunto de normas, valores e costumes que orientam o comportamento humano em uma determinada sociedade ou grupo. Ela está relacionada às práticas cotidianas, aos costumes estabelecidos e às regras de conduta que são internalizadas pelos indivíduos. A Moral lida mais com a avaliação das condutas específicas e com o que é considerado certo ou errado dentro de um contexto social.

Assim, enquanto a Ética se concentra na reflexão teórica e filosófica sobre os princípios morais, a Moral está mais ligada às práticas e normas concretas que regem o comportamento humano em sociedade. Ambas são essenciais para a compreensão da conduta ética e moral dos indivíduos e das comunidades.

Qual é a diferença entre Ética e Moral?