Emprego: Significado, Tipos e suas Vantagens

O conceito, classificação e valor atribuído ao Emprego estão diretamente relacionados às questões culturais.

Compartilhar

Significado de Emprego

O trabalho é fundamental para o funcionamento das sociedades, garantindo a produção de alimentos e outros bens de consumo. O conceito, classificação e valor atribuído ao trabalho estão diretamente relacionados às questões culturais.

O termo “emprego” refere-se a uma ocupação ou ofício específico. É um conjunto que representa posições de trabalho com características comuns, como missão e atividades, exigindo competências semelhantes.

O emprego é uma forma de atividade remunerada na qual um indivíduo realiza trabalho em troca de uma compensação financeira ou outra forma de remuneração. Essa atividade pode ser realizada tanto no setor privado quanto no público e geralmente envolve a execução de tarefas específicas ou o desempenho de funções designadas dentro de uma organização, empresa ou instituição.

O emprego desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, fornecendo não apenas meios de subsistência, mas também contribuindo para o desenvolvimento pessoal, a realização de objetivos profissionais e a integração social.

Tipos de emprego

Existem dois principais tipos de emprego: o autoemprego e o trabalho por conta de outrem. No trabalho por conta de outrem, o indivíduo trabalha para alguém que lhe paga um salário. O empregador pode ser uma empresa privada, empresa pública, o Estado ou uma organização da sociedade civil, entre outros.

No autoemprego, o indivíduo cria seu próprio emprego, seja por meio de um negócio próprio, empresa da qual é proprietário ou uma associação, por exemplo.

A) Autoemprego

Muitas pessoas são proprietárias de serralharias, carpintarias, estabelecimentos comerciais ou têm sua própria pequena empresa de pintura e reparação de automóveis. Esses indivíduos fazem parte do setor privado e estão envolvidos no que é chamado de emprego por conta própria ou autoemprego.

No emprego por conta própria, pode variar desde um negócio operado apenas pelo seu proprietário até uma empresa de grande porte que emprega muitas pessoas.

B) Emprego por Conta de Outrem

Certamente conheces algumas pessoas que trabalham no Aparelho do Estado, como por exemplo nos Ministérios, e outras que trabalham em empresas públicas ou privadas. Todos eles têm uma característica comum: trabalham para outrem, ou seja, prestam serviço para alguém.

O emprego por conta de outrem é uma modalidade na qual estabelece-se uma relação de trabalho entre um indivíduo e uma instituição, podendo esta ser pública ou privada. Nessa relação, o indivíduo vende sua força de trabalho em troca de uma remuneração, o salário, que é recebido em uma base periódica, podendo ser diária, semanal, quinzenal ou mensal.

Esta relação é regulada por meio de um instrumento jurídico denominado contrato. Segundo o Artigo 41 da Lei do Trabalho Moçambicana, existem três tipos de contrato:

  1. Contrato por tempo indeterminado: Celebrado quando não há indicação da sua duração.
  2. Contrato a prazo certo: Celebrado para a realização de tarefas temporárias, com duração não superior a dois anos, podendo ser renovado duas vezes. Após isso, pode tornar-se um contrato por tempo indeterminado ou encerrar a relação de trabalho.
  3. Contrato a prazo incerto: Admitido nos casos em que não é possível prever com certeza o período em que a empresa irá precisar do trabalhador.

Vantagens e Desvantagens do Trabalho por Conta Própria e por Conta de Outrem

Tipo de EmpregoEmprego por Conta PrópriaEmprego por Conta de Outrem
Vantagens– Obtenção de um estatuto social– Rendimento seguro
– Melhoria do nível de vida– Riscos mínimos
– Desenvolvimento da autoconfiança– Horário de trabalho fixo
– Capacidade para criar postos de trabalho– Responsabilidades específicas
Desvantagens– Horário de trabalho irregular– Horário de trabalho irregular
– Incerteza no rendimento– Incerteza no rendimento
– Corre riscos– Cumprimento de ordens e instruções rígidas
– Limitação na implementação de ideias– Rendimento fixo

Resumo

A carreira profissional refere-se à atividade desenvolvida pelo indivíduo resultante de uma orientação, talento ou influências. Existem dois tipos de trabalho: autoemprego e emprego por conta de outrem. Trabalhar por conta de outrem significa trabalhar para alguém, seja uma ONG, estado, empresa pública, privada ou outras. Essa relação é regulada por contrato.

A Lei do Trabalho Moçambicana contempla três tipos de contrato: por tempo indeterminado, a prazo certo e a prazo incerto. Trabalhar por conta própria ou por conta de outrem tem vantagens e desvantagens.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edit Template

Trabalho de casa difícil?

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

Escola MozEstuda – Portal de Leituras e Aprendizagens

Siga-nos

Atualizações

Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações

Subscreveu-se com sucesso Ops! Algo deu errado, por favor, tente novamente

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe