Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Principais Temas da Bioética: Eutanásia; Distanásia e Aborto

Compartilhar

PUBLICIDADE

Principais Temas da Bioética: Eutanásia; Distanásia e Aborto

Vamos explicar com detalhes, cada um do Principais Temas da Bioética: Eutanásia; Distanásia e Aborto. conceitos importantes no mundo da Filosofia

PUBLICIDADE

Eutanásia e Distanásia

A palavra “eutanásia” tem origem no grego “eu”, que significa “bem”, e “thanatos”, que significa “morte”. Portanto, literalmente, o termo “eutanásia” significa morte boa, ou seja, morte apropriada, tranquila. A eutanásia pode ser definida como a morte deliberada, voluntária, causada a uma pessoa que sofre de uma doença classificada tecnicamente como incurável.

É uma morte que visa aliviar o sofrimento do paciente em estado terminal, que está passando por uma agonia prolongada. Trata-se de uma morte piedosa, motivada por compaixão e dignidade. Assim, a eutanásia é um ato médico que tem como objetivo acabar com a dor e a indignidade em doenças crônicas e no processo de morrer, eliminando o sofrimento do paciente.

Por outro lado, a distanásia é um procedimento médico que utiliza a tecnologia médica para prolongar artificialmente a vida de um paciente em fase terminal. Tanto a eutanásia quanto a distanásia, como procedimentos médicos, compartilham a preocupação com a morte do ser humano e a maneira adequada de lidar com ela.

Enquanto a eutanásia prioriza a qualidade de vida humana na fase terminal (aliviando a dor e o sofrimento do paciente), a distanásia busca prolongar ao máximo a duração da vida humana, combatendo a morte como o último inimigo.

No entanto, na visão modernista do filósofo e do cientista, a eutanásia é vista como uma morte piedosa, um investimento em uma “boa morte”, considerando que o paciente tem o direito de morrer em paz, evitando um sofrimento prolongado e doloroso. Por outro lado, na perspetiva religiosa, essa prática é considerada um ato pecaminoso e ilícito, assim como o ato de prolongar a vida em condições adversas e meios naturais (distanásia).

PUBLICIDADE

Aborto

Aborto é a interrupção da gravidez quando o feto ainda não pode sobreviver fora do útero materno. Existem dois tipos de aborto: o aborto espontâneo, que ocorre devido a causas naturais, sem intervenção humana; e o aborto provocado, que ocorre por causas externas, como falta de recursos para sustentar a criança, violação não consentida pela mulher ou intenção deliberada de interromper a gravidez.

O aborto terapêutico resulta de uma necessidade médica urgente e não é objeto de avaliação moral. Essa questão levanta debates éticos sobre a moralidade e o direito de realizar ou não um aborto.

PUBLICIDADE

Fenômenos sociais com dimensão ética e moral questionáveis

No cotidiano, ouvimos e acompanhamos em conversas com outras pessoas ou através dos meios de comunicação social (TV, rádio, jornais, internet, etc.), diversos fenômenos sociais com dimensão ética e moral, que levantam questões inevitáveis.

A doação de órgãos humanos para transplantes em contextos clínicos, visando salvar vidas em risco, é um ato moral de solidariedade. No entanto, essa prática pode acarretar graves riscos de violação dos direitos fundamentais da pessoa. Pode-se explicar por que isso acontece?

Em situações de desespero diante das condições de vida, muitos jovens, especialmente mulheres, envolvem-se no tráfico internacional de órgãos humanos e drogas, colocando-se como meio de transporte dessas substâncias. Quais são as implicações dessas práticas em relação aos direitos fundamentais do ser humano?

Seria legítimo que um indivíduo se recusasse a doar sangue a outro ser humano à beira da morte, alegando motivos religiosos? O tráfico de órgãos humanos, a utilização do corpo humano no tráfico de drogas, as transfusões sanguíneas e de plasma, e a clonagem humana são alguns dos temas abordados pela Bioética.

PUBLICIDADE

Confira estes artigos:

PUBLICIDADE
Bioética: Ponte para o Futuro - estudo sistemático da conduta humana no campo
A pessoa é um ser de relações, como foi mencionado anteriormente. Ela é
A sanção e o mérito são conceitos distintos que se referem a aspectos
A justiça e o dever são conceitos fundamentais na ética e na filosofia
A liberdade humana e a responsabilidade moral estão intimamente interligadas e são conceitos
A liberdade é a capacidade de agir de acordo com sua própria decisão,
Os valores podem ser definidos a partir de várias dimensões, sendo critérios pelos
A ação humana e os valores estão intrinsecamente ligados, pois as ações humanas
Neste artigo vamos explicar as Etapas do desenvolvimento moral segundo Piaget: Heteronomia, solidariedade
A consciência moral é a capacidade que o sujeito tem de avaliar os
A Pessoa é o ser humano em suas relações com o mundo e
A Pessoa como Sujeito Moral refere-se à capacidade inerente que os seres humanos
PUBLICIDADE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE