A Contabilidade como sistema de informações

A Contabilidade como sistema de informações

A Contabilidade é essencialmente um sistema de informações que fornece dados relevantes, credíveis e oportunos para auxiliar os gestores na tomada de decisões, no controle de gastos e na competitividade.

Com o desenvolvimento da atividade econômica, a necessidade de informações precisas e oportunas levou ao surgimento da Contabilidade como uma disciplina fundamental para atender a essas demandas.

Inicialmente, a Contabilidade estava mais associada à Contabilidade industrial e de custos, focando-se principalmente na determinação dos custos dos produtos ao longo do processo de fabricação, bem como em seus custos totais e unitários.

No entanto, ao longo do tempo, a Contabilidade de custos evoluiu e expandiu seu escopo, sendo aplicada não apenas em empresas industriais, mas também em entidades comerciais, de serviços, escolas, hospitais e outros setores.

A expressão “Contabilidade industrial ou de custos” limita a atuação da disciplina, pois ela vai além do simples cálculo de custos de produtos industriais, envolvendo a análise da exploração de qualquer entidade em termos de custos, resultados e rentabilidade.

Surgiram então termos como Contabilidade analítica de exploração, Contabilidade de custos e de gestão, ou simplesmente Contabilidade de gestão, para refletir essa abrangência e importância da Contabilidade em diferentes contextos.

A Contabilidade geral e a informação para a gestão

Aspectos importantes que destacam a contabilidade como um sistema de informações:

A contabilidade é amplamente reconhecida como um sistema de informações essencial para organizações de todos os tipos, sejam elas empresas, instituições sem fins lucrativos, órgãos governamentais ou indivíduos. Ela desempenha um papel fundamental na coleta, registro, processamento, análise e comunicação de informações financeiras e econômicas relevantes para as partes interessadas.

Aqui estão alguns aspectos importantes que destacam a contabilidade como um sistema de informações:

Coleta de dados: A contabilidade envolve a coleta sistemática de dados financeiros e econômicos de várias fontes, como transações comerciais, atividades operacionais e eventos financeiros relevantes.

Registro e processamento de transações: Os dados coletados são registrados e processados de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP) ou normas contábeis internacionais (IFRS), a fim de garantir a precisão e confiabilidade das informações contábeis.