Tentativas de definição da Filosofia

Para compreendermos o que se pode entender por filosofia, vejamos as definições de alguns filósofos.

A dificuldade em definir a Filosofia desde o primeiro dia de aulas está relacionada à sua própria especificidade. Os filósofos clássicos, como Platão e Aristóteles, consideravam a Filosofia como algo destinado a homens adultos e que deveria ser precedida por disciplinas cada vez mais difíceis, como a Matemática.

Eles afirmavam que a Filosofia não é para aqueles que não têm problemas a resolver, pois somente quem tem experiência de vida, dos homens e de si próprio, possui questões a serem enfrentadas. No entanto, não se afirma que resolver problemas seja exclusivamente a tarefa da Filosofia, pois ela também levanta questões para aqueles que pensavam não tê-las.

A dificuldade em definir a Filosofia é ressaltada por Gilles Deleuze, que afirma que essa questão só surge tardiamente na vida de um filósofo e não deve ser abordada no primeiro dia de aulas, pois os alunos iniciantes não possuem conhecimento e calma suficientes para refletir sobre ela. Deve ser o próprio aluno, após exercitar o pensamento filosófico, a questionar-se sobre a definição da Filosofia.

A etimologia da palavra “Filosofia” revela que seu significado é o amor pela sabedoria, indicando alguém que busca o conhecimento, não aquele que se considera sábio. Assim, a dificuldade em definir a Filosofia não aponta para sua impossibilidade, mas sim para a complexidade e profundidade envolvidas nesse processo.

A palavra “filosofia” tem sua origem atribuída Pitágoras

A palavra “filosofia” tem sua origem atribuída ao pensador grego Pitágoras, do século VI a.C. Pitágoras era chamado de sábio por aqueles que reconheciam seus amplos conhecimentos. No entanto, ele, consciente de que não era sábio, mas sim alguém que buscava conhecimento, solicitou que não o chamassem de sábio, mas sim de filósofo, que significa “aquele que procura o saber”.

De acordo com o psiquiatra e filósofo alemão Karl Jaspers, a essência da Filosofia está na busca pela verdade e não na posse dela. Filosofar significa estar em um caminho, onde as perguntas são mais importantes do que as respostas, e cada jornada de pensamento é uma nova descoberta e compreensão.

A Filosofia, assim como outras ciências, tem seu objeto de estudo. Ela se preocupa com tudo, ou seja, com toda a realidade que cerca o ser humano. As investigações filosóficas abrangem todos os campos do conhecimento, o que faz com que a Filosofia seja definida sob diversos pontos de vista e, consequentemente, tenha várias definições.

Algumas definições de filosofia

Para compreendermos o que se pode entender por filosofia, vejamos as definições de alguns filósofos:

Aristóteles (Grécia antiga): A filosofia é o estudo dos primeiros princípios e causas últimas de todas as coisas.

Cícero (Roma antiga/Itália): A filosofia é o estudo das causas humanas e divinas das coisas.

Descartes (França/Idade Moderna): A filosofia ensina a raciocinar bem.

Karl Marx (Alemanha/Idade Contemporânea): A filosofia é uma prática de transformação social e política.

Hountondji (Benim/Atualidade): A filosofia é uma disciplina científica, teórica e individual

Anyanwu (Nigéria/Atualidade): A filosofia tem a missão de explicitar o implícito, tornar consciente o inconsciente.

Ngoenha (Moçambique/Atualidade): A filosofia ajuda a resolver os problemas da humanidade.

Cada filósofo apresenta sua própria concepção filosófica da realidade e sua definição única do que é a filosofia. Isso ocorre porque cada indivíduo, pensador e filósofo tem sua própria reflexão e compreensão do mundo, moldadas por suas experiências e contexto cultural.

Assim, cada filósofo define a filosofia de acordo com sua área de pesquisa e interesses, que são fruto de sua experiência pessoal de pensar o mundo.

Apesar das diferentes perspetivas, há algo em comum entre todos os filósofos: a filosofia é vista como um tipo de saber amplo, radical e exigente. Nesse sentido, a filosofia é uma atividade racional de busca pelo conhecimento, uma atitude de curiosidade, desejo de conhecer e problematizar a realidade. A filosofia levanta questões e busca respostas sobre tudo o que pode ser conhecido, incluindo nós mesmos, as relações humanas, o mundo, entre outros. Além disso, a filosofia é uma reflexão crítica, um conjunto de respostas e teorias que surgiram ao longo da história da filosofia.

A filosofia não é apenas para ser estudada, mas principalmente para ser vivida. É uma prática de pensar e agir, um aprendizado constante de como pensar e agir. A filosofia é uma atitude de reflexão sobre a realidade e uma busca por orientação para a vida humana.

Como destacado por um dos mais importantes filósofos de todos os tempos, ensinar filosofia não é apenas transmitir conhecimento, mas sim ensinar os alunos a filosofar, a desenvolver a capacidade de pensar criticamente e agir de forma reflexiva.