Estudo de Mercados
Os mercados sempre fizeram parte do cotidiano das pessoas desde os tempos mais remotos. Se nos recordarmos dos períodos em que não existiam trocas monetárias, ou seja, quando a moeda não era utilizada como meio de troca, os indivíduos trocavam um bem por outro.
A quantidade de cada bem era previamente acordada por ambas as partes para que a troca pudesse ocorrer. A partir disso, podemos constatar que o mercado sempre acompanhou o desenvolvimento da Humanidade.
Atualmente, os mercados são uma forma de dinamizar e estreitar as relações humanas, bem como as relações entre países e continentes. A tendência atual é tornar os mercados cada vez mais globais através de acordos regionais, como a SADC, ou a nível da Organização Mundial do Comércio (WTO).
Esses acordos permitem que vendedores e compradores tenham acesso a produtos e serviços de diversas origens, pois as fronteiras físicas não são impedimentos para a livre circulação de bens (mercadorias) e serviços.
Nesta secção, abordaremos o conceito de mercado, o estudo de mercados, a importância do estudo de mercado, os métodos de recolha de dados e, finalmente, será apresentado um questionário e o relatório de estudo de mercado e, maios outros temas…