Objetivos Essenciais da Contabilidade de Custos e de Gestão

A Contabilidade de Custos e de Gestão desempenha um papel na gestão e tomada de decisões dentro de uma organização, visando alcançar diversos objetivos essenciais.

Objetivos Essenciais da Contabilidade de Custos e de Gestão

A Contabilidade de Custos e de Gestão desempenha um papel fundamental na gestão e tomada de decisões dentro de uma organização, visando alcançar diversos objetivos essenciais.

Aqui está uma explicação detalhada de cada um desses objetivos:

Valorizar os produtos fabricados e vendidos:

• A Contabilidade de Custos e de Gestão fornece informações que permitem determinar os custos envolvidos na produção de produtos, auxiliando na fixação de preços de venda competitivos e rentáveis. Além disso, essa valorização é essencial para a correta avaliação de inventários e ativos fixos tangíveis da empresa.

Controlar as condições internas de exploração:

• Por meio da análise detalhada dos custos e desempenho operacional, a Contabilidade de Custos e de Gestão ajuda a empresa a controlar e otimizar suas operações internas, identificando áreas de melhoria e eficiência.

Determinar as bases de valorimetria de alguns elementos do Balanço da empresa:

• Através da análise dos custos e desempenho financeiro, a Contabilidade de Custos e de Gestão contribui para determinar adequadamente o valor de certos elementos do Balanço, como estoques e ativos fixos, refletindo de forma precisa a situação patrimonial da empresa.

Avaliar a performance económico-financeira:

• Ao fornecer informações detalhadas sobre custos, receitas e resultados por produtos, departamentos e atividades, a Contabilidade de Custos e de Gestão permite uma avaliação abrangente da performance econômico-financeira da empresa.

Realização de estudos de viabilidade económica e elaboração de orçamentos e planos:

• Através da análise de custos e projeções financeiras, a Contabilidade de Custos e de Gestão fornece informações essenciais para a realização de estudos de viabilidade, elaboração de orçamentos e planos estratégicos, auxiliando na tomada de decisões fundamentadas.

Fornecer informações para a resolução de questões estratégicas:

• A Contabilidade de Custos e de Gestão fornece aos gestores informações necessárias para decisões estratégicas, como escolha entre comprar ou produzir internamente, definição de produtos a fabricar e serviços a prestar, precificação de bens, análise de gastos departamentais e evolução da estrutura de custos ao longo do tempo.

Fornecer informações atempadas e oportunas para facilitar a tomada de decisões:

• A Contabilidade de Custos e de Gestão fornece informações relevantes e oportunas para facilitar a tomada de decisões dos gestores, contribuindo para a planificação, controlo e avaliação dos inventários finais, com base em critérios de racionalidade económica.

Apurar o custo unitário dos produtos e analisar a composição do custo industrial:

• Através da apuração do custo unitário dos produtos e da análise dos componentes que contribuem para o custo industrial, como matérias-primas, mão de obra direta e gastos gerais de fabrico, a Contabilidade de Custos e de Gestão fornece insights valiosos para a gestão de custos e precificação dos produtos.

Esses objetivos destacam a importância da Contabilidade de Custos e de Gestão como uma ferramenta essencial para a gestão eficaz e a tomada de decisões informadas dentro de uma organização.