Os fungos que pertencem ao Filo Acrasiomycota são conhecidos por fungos limosos – não são nem um fungo típico e nem um protozoário típico
Os fungos que pertencem ao Filo Acrasiomycota são conhecidos por fungos limosos – não são nem um fungo típico e nem um protozoário típico
ÍNDICE:
ToggleOs seres eucarióticos são os mais complexos do que os procarióticos, pois apresentam núcleo bem individualizado do citoplasma devido a presença de membrana nuclear. Além disso, possuem organelos citoplasmáticos tais como: cloroplastos, mitocôndrias, aparelhos de Golgy, etc.
Fazem parte dos seres eucarióticos todos aqueles que pertencem aos Reinos Fungi, Protista, Plantae e Animalia.
Os seres eucarióticos estão divididos em vários Sub-reinos, tais como: Myxobionta, Mycobionta, Phycobionta e Embryobionta. Cada um dos grupos é constituído por vários filos ou divisões
Pertencem ao Sub-reino Myxobionta, Fungos cuja morfologia é diferente dos fungos vulgares, isto significa que são fungos não verdadeiros e o ramo da Botânica que estuda os fungos chama-se Micologia.
Fazem parte deste subreino os seguintes filos: Acrasiomycota, Myxomicota e Plasmodiophoromycota.
Os fungos que pertencem ao Filo Acrasiomycota são conhecidos por fungos limosos que são um enigma biológico e taxonómico devido ao facto de não serem nem um fungo típico e nem um protozoário típico. Durante uma das suas etapas de crescimento, assemelham-se aos protozoários porque não possuem parede celular, possuem movimentos próprios e ingerem nutrientes particulados.
E durante a etapa de propagação,formam corpos de frutificação e esporângios apresentando esporos com paredes como nos fungos tipicos ou verdadeiros.
O representante deste filo é conhecido cientificamente por Dictyostelium discoideum.
Este filo é constituído, como já se disse por fungos cuja morfologia é diferente dos fungos vulgares, pois apresentam um aspecto de amiba, por isso, alguns autores chamam-nos por “ fungos animais”.
Locomovem-se e englobam alimentos à maneira de uma amiba gigantesca. Alimentam-se de bactérias, dos esporos de outros fungos e de outras particulas orgânicas que obtém da matéria orgânica do solo.
A reprodução é feita por esporos como nos fungos vulgares e geralmente estes fungos são encontrados sobre vegetais em decomposição em habitats húmidos.
O filo Myxomycota difere de outros filos pela presença do talo protoplasto que é uma estrutura sem forma própria pois não apresenta parede celular e nem flagelos e vive sempre ligado ao substrato.
Alguns fungos são bioindicadores de PH dos vários ambintes. Por exemplo: Physarium policepharum que muda de cor de acordo com o PH do solo.
O bioindicador é uma particula com capacidade de indicar particulas vitais. No caso de térmites que indicam a alteração da humidade e existem algumas aves que indicam a presença de chuvas.
O filo Myxomycota é constituído por cerca de 1100 espécies.
Este filo também é constituído por fungos cuja característica é diferente dos fungos vulgares.A sua forma vegetativa é composta por uma massa muito multinucleada que se chama plasmódio. Este apresenta um corpo viscoso que pode variar de tamanho e de cor a medida que se desliza no substrato.
Estes movimentos realizam-se em condições favoráveis e é a partir destes movimentos que ele vai alimentando-se e crescendo.
E quando as condições se tornam desfavoráveis, o plasmódio se torna inactivo e forma esclerócio (uma formação dura, espessa e não viscosa). Também alimentam-se de bactérias e de outras particulas orgânicas que obtém da matéria orgânica do solo.
Os seus esporângios variam com a espécie e são grandes pigmentados, corados e as vezes vê-se à vista desarmada.
Os esporos germinam e cada um origina quatro protoplastos que são flagelados. Estes protoplastos podem fundir-se formando um zigoto com um núcleo maior da fusão.
Este núcleo divide-se em vários núcleos por mitose, originando um plasmódio que atinge 30 cm e é decompositor e parasita de plantas.
O representante deste filo é o Plasmodiophora brassicae e o filo é constituído por 400 espécies.
Artigos “Sistemática”
Confira estes artigos:
PUBLICIDADE Importância do Reino Monera Há diversos processos que nos permitem compreender a importância dos…
As Cianobactérias) compreendem as algas azuis, organismos aflagelados, unicelulares ou coloniais cenobiais (congregação simples de…
As bactérias são microrganismos de dimensões pequenas, variando entre 0,5 e 5 mícrons. Sua morfologia…
O Reino Monera engloba organismos muito simples, unicelulares, e que são chamados de seres procarióticos.
Taxonomia e Nomenclatura são duas subáreas da sistemática – ciência responsável pela classificação dos seres…
Os 5 reinos dos seres vivos propostos por Whittaker (1969) são: Reino Monera; Reino Protista;…
Grupo Angiospermae: As angiospérmicas pertencem ao Filo Espermatófitas, portanto são plantas que se reproduzem através…
Grupo Gymnospermae: As gimnospérmicas são plantas perenes, com caules aéreos, que todos os anos se…
Reprodução das Pteridófitas: O polipódio e a selaginela são plantas pteridófitas que realizam a reprodução…
O Filo Pteridophyta também pertence ao grande Sub-reino de vegetais chamado Embryobionta ou Cormobionta ou…
Mande - nos o seu trabalho/ sua atividade e nós resolveremos para ti...
Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática …
Escola MozEstuda – Portal de Leituras e Aprendizagens
Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações
© 2024 MozEstuda Por: OSJ. Cumbe