Estudo de Mercado: Conceito e Critérios de Avaliação

Os mercados são uma forma de dinamizar e estreitar as relações humanas, bem como as relações entre países e continentes. A tendência atual é tornar os mercados cada vez mais globais através de acordos regionais ou nacionais.

Conceito de Mercado

Existem várias definições de mercado. Podemos definir mercado como um local físico ou virtual onde indivíduos que possuem uma necessidade (compradores) encontram-se com indivíduos que possuem bens ou serviços que podem satisfazer essas necessidades (vendedores). A transação ocorre quando ambos chegam a um acordo sobre o preço de um bem ou serviço.

Por exemplo, podemos ter alguém que deseja comprar uma mesa e outro que deseja vender uma mesa. O preço do bem irá variar em função da procura e da oferta desse mesmo bem, uma regra básica da economia. Se houver muitos compradores para a mesa e apenas um vendedor, a procura do bem (mesa) é maior que a sua oferta. Por outro lado, se houver apenas um comprador para a mesa e muitos vendedores, a oferta do bem é superior à sua procura.

Quando a oferta é maior, ou seja, existem muitos vendedores oferecendo o bem e poucos compradores para o mesmo, a tendência do preço é baixar, pois os compradores, estando em menor número, têm mais opções de escolha e compra, podendo negociar e regatear o preço. No entanto, quando a procura é maior, ou seja, há muitos mais compradores do que vendedores, a tendência do preço é subir, pois os vendedores, estando em menor número, podem determinar o preço que lhes convier, e os compradores não têm outra opção de adquirir o bem.

Um exemplo que ilustra esses conceitos é a procura e a oferta de habitação na cidade de Maputo. Existem muitas pessoas que querem alugar uma casa, mas há poucas casas disponíveis. Portanto, a procura de habitação é maior que a oferta, elevando o valor do aluguel das casas.

Segundo Samuelson, mercado pode ser definido como uma situação na qual compradores e vendedores interagem para determinar preços e quantidades de um bem. A partir das definições, podemos concluir que existem características que os compradores devem possuir para que tenhamos um mercado. Essas características são:

1. O comprador deve ter uma necessidade que só pode ser satisfeita com a compra do produto em questão.
  2. Deve ter poder de aquisição ou poder de compra, ou seja, capacidade financeira para comprar o produto (dinheiro).
  3. O comprador deve estar disposto a comprar porque o produto vai satisfazer suas necessidades.

Conceito de Estudo de Mercado

Antes de iniciar ou expandir um negócio, o empreendedor deve realizar um estudo de mercado. Este estudo permite identificar a demanda pelo produto, os potenciais clientes e suas características, como renda, faixa etária e preferências, ajudando a identificar os nichos de mercado.

Segundo Philip Kotler, um estudo de mercado é o processo sistemático de coleta, análise e divulgação de dados e informações relevantes para uma situação específica enfrentada por uma empresa.

O estudo de mercado permite identificar o mercado potencial para os produtos que o empreendedor pretende produzir. O mercado potencial é composto por todos aqueles (pessoas e empresas) que têm uma necessidade (querem comprar o produto), têm capacidade de aquisição (dinheiro para comprar), mas ainda não compraram o produto.

O estudo de mercado deve ser um processo contínuo. Mesmo após a implementação do projeto, o empreendedor deve monitorar regularmente o mercado em que atua, realizando avaliações periódicas.

Critérios de Avaliação de um Mercado Potencial

A importância do estudo de mercado é determinar se existem compradores para um bem ou serviço que o empreendedor pretende produzir ou vender. No caso de expansão do negócio, é importante saber se haverá compradores para o bem ou serviço nas quantidades planejadas. O estudo de mercado permite identificar onde estão localizados os potenciais clientes, seus gostos e preferências, renda, frequência de compra e outras informações que orientam o empreendedor a colocar no mercado um produto que satisfaça as necessidades e exigências dos consumidores.

Importância do Timing

É essencial considerar o timing. Não se pode realizar um estudo de mercado hoje e implementar o projeto dois anos depois sem atualização. O comportamento dos consumidores varia, e nesse período, gostos, rendimentos e outros fatores podem mudar.

Os potenciais clientes de dois anos atrás podem não ser os mesmos de hoje. Por exemplo, se um estudo concluiu que a empresa deveria atuar com foco em crianças de 7 a 10 anos, dois anos depois, esses potenciais consumidores já teriam 12 anos e necessidades diferentes.

Se o empreendedor não considerar esses fatores e não fizer uma análise contínua, corre o risco de colocar um produto no mercado que estará desatualizado e sem clientes interessados. Esse cenário é comum com produtos eletrônicos, como jogos, telefones móveis e relógios, cuja vida útil é curta e rapidamente são substituídos por modelos mais inovadores e com melhores funcionalidades.

A vida útil de um produto está mais relacionada à sua substituição pelos consumidores por produtos mais adequados às suas necessidades do que à sua durabilidade física.