Como a consciência e as normas sociais influenciam as escolhas e ações éticas do indivíduo?

A consciência e as normas sociais desempenham papéis essenciais na influência das escolhas e ações éticas do indivíduo:

A consciência moral tem a função de orientar, ordenar, avaliar e criticar todos os atos humanos, garantindo que as ações de cada ser humano sejam consideradas morais e que suas decisões tenham uma base ética. A consciência moral, sempre ligada à razão, é crucial para a tomada de decisões éticas.

As normas sociais e as leis jurídicas são critérios pelos quais o homem classifica o que o cerca e as razões que motivam suas ações, tornando-as preferíveis a outras. Agir de acordo com as normas sociais e as leis jurídicas é fundamental para uma ação ética, mas também é importante agir de acordo com os princípios e valores internos ditados pela consciência.

Portanto, a consciência moral guia as escolhas e ações éticas do indivíduo, enquanto as normas sociais e as leis jurídicas fornecem um contexto externo que influencia o comportamento ético, complementando a orientação interna da consciência.