Bactérias – Características Morfológicas e modo de vida

As bactérias são microrganismos de dimensões pequenas, variando entre 0,5 e 5 mícrons. Sua morfologia pode assumir formas esféricas, ovais, bastonetes (bacilos), espirais…

Compartilhar

As bactérias são microrganismos de dimensões pequenas, variando entre 0,5 e 5 microns. Sua morfologia é bastante diversa, podendo assumir formas esféricas, ovais, bastonetes (bacilos), espirais, e até mesmo em forma de vírgula.

Elas podem viver isoladamente, mas na maioria dos casos são encontradas agregadas, seja duas a duas ou formando colônias.

Classificação das bactérias quanto ao tipo cocos

Dependendo da quantidade e da disposição, as bactérias do tipo cocos são classificadas em várias categorias:

  • Diplococos: colônia formada por dois cocos.
  • Tétrade: colônia de quatro cocos.
  • Sarcina: colônia cúbica de oito ou mais cocos.
  • Estreptococos: colônia de cocos dispostos em cadeia.
  • Pneumococos: colônia de dois cocos em forma de chama de vela.
  • Estafilococos: colônia de cocos dispostos em cacho.
  • Gonococos: colônia de dois cocos em forma de rim.
Classificação das bactérias quanto ao tipo cocos
Classificação das bactérias quanto ao tipo cocos

Em termos ecológicos, as bactérias desempenham papéis vitais em diversos ecossistemas. Muitas são decompositoras, quebrando matéria orgânica em seus componentes básicos e liberando nutrientes essenciais para outros organismos. Outras são simbióticas, formando relações mutualísticas com plantas, animais e até mesmo outros microrganismos, auxiliando na digestão, fornecimento de nutrientes, entre outros benefícios.

Classificação das Baterias quanto ao modo de Vida

Quanto ao modo de vida, as bactérias podem ser classificadas em:

  1. Autotróficas: capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de compostos inorgânicos, como algumas cianobactérias que realizam fotossíntese.
  2. Heterotróficas: obtêm seu alimento a partir de matéria orgânica já formada, como os decompositores que se alimentam de restos de organismos mortos.
  3. Saprofíticas: vivem sobre matéria orgânica morta ou em decomposição, realizando a digestão externamente antes de absorver os nutrientes.
  4. Parasitas: obtêm nutrientes de um organismo hospedeiro, podendo causar doenças.
  5. Simbiontes: vivem em associação com outros organismos, podendo ser mutualísticos, onde ambos os organismos se beneficiam, ou comensais, onde um organismo se beneficia sem causar dano ao hospedeiro.

Essas são apenas algumas das características morfológicas, ecológicas e modos de vida das bactérias, que desempenham papéis fundamentais em todos os ecossistemas da Terra.

Características Morfológicas/ Estruturais das Bactérias

As bactérias, de forma geral, apresentam uma organização celular simples, o que as torna excelentes modelos biológicos para estudos genéticos. Suas características estruturais incluem:

  1. Membrana citoplasmática: envolta por uma parede bacteriana relativamente rígida e espessa, constituída por polissacarídeos e polipeptídeos. Esta parede é distinta da parede celular das células vegetais.
  2. Cápsula bacteriana: uma camada externa variável em composição química, geralmente de consistência mucosa. Esta cápsula está presente em muitas bactérias patogênicas e pode estar relacionada à adesão e defesa bacteriana, dificultando a fagocitose pelos leucócitos.
  3. Flagelos: algumas bactérias possuem estruturas flagelares que lhes conferem mobilidade, permitindo que se movam através de ambientes líquidos ou semi-sólidos.
  4. Ribossomos e nucleotídeos: assim como todas as células, as bactérias possuem ribossomos para síntese de proteínas e nucleotídeos para armazenamento e transferência de informação genética.

No que diz respeito à reprodução, as bactérias se reproduzem principalmente por divisão binária ou cissiparidade, onde uma célula-mãe se divide em duas células filhas idênticas. Em algumas bactérias, há também um fenômeno de transferência de material genético, chamado de conjugação, onde material genético é transferido de uma célula bacteriana para outra através de um canal especializado. Este processo contribui para a variabilidade genética e a adaptação das bactérias a diferentes ambientes e condições.

Divisão Binária da Célula Bacteriana

Bactérias - Características Morfológicas e modo de vida - Divisao Binaria da Celula Bacteriana

Principais Doenças Bacterianas

Principais Doenças Bacterianas

Confira estes artigos:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edit Template

Trabalho de casa difícil?

Solicite Apoio Académico na Resolução dos seus trabalhos académicos: Projetos, TPC, Trabalhos de campo/ pesquisa, Testes Online, Cálculos/ Matemática … 

Escola MozEstuda – Portal de Leituras e Aprendizagens

Siga-nos

Atualizações

Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações

Subscreveu-se com sucesso Ops! Algo deu errado, por favor, tente novamente

© 2024 MozEstuda   Por: OSJ. Cumbe