As diferentes dimensões do ato de fala

As diferentes dimensões do ato de fala

As diferentes dimensões do ato de fala surgiram quando nos foi proposto criar uma lista de verbos explicitamente performativos. Enfrentamos desafios ao tentar distinguir se certos enunciados eram ou não performativos, ou mais precisamente, puramente performativos.

Foi necessário analisar os pontos de partida fundamentais e determinar quantos sentidos podem estar envolvidos ao dizer algo e ao realizar uma ação. Inicialmente, examinamos as ações que realizamos ao proferir uma declaração e resumimos que estamos executando um ato locutório.

Em essência, isso equivale a escolher uma frase com um significado e referência específicos, sendo geralmente equivalente a “referir” no sentido convencional. Em seguida, destacamos que também realizamos atos ilocutórios, como informar, ordenar, avisar, comprometer-se, que possuem uma certa força convencional.

Além disso, podemos executar atos perlocutórios, nos quais alcançamos um resultado ao dizer algo, como convencer, persuadir, dissuadir, surpreender ou enganar. Portanto, há outras dimensões além do simples “uso da linguagem”. Em certas circunstâncias, os atos ilocutórios podem ser expressos em diversos tipos de enunciados, inclusive aqueles puramente assertivos, se existirem.

Três categorias principais de atos de fala:

• Atos Locutórios: Refere-se à ação de proferir palavras com um determinado sentido e referência, sendo equivalente a “referir” no sentido tradicional. Nesse contexto, a escolha de uma frase específica é crucial para transmitir a mensagem desejada.
  • Atos Illocutórios: Envolve a realização de ações linguísticas com uma certa força convencional, como informar, ordenar, avisar, comprometer-se, entre outros. Esses atos têm o poder de influenciar o interlocutor de maneira direta.
  • Atos Perlocutórios: Referem-se aos efeitos ou resultados obtidos ao dizer algo, como convencer, persuadir, dissuadir, surpreender ou enganar. Esses atos visam impactar o interlocutor de alguma forma, indo além da simples transmissão de informação.

Os atos ilocutórios e perlocutórios podem ser expressos em diferentes tipos de enunciados, independentemente da intenção por trás deles, demonstrando a complexidade e a variedade de significados e dimensões presentes no uso da linguagem.