A necessidade da Contabilidade de Custos e de Gestão

A necessidade da Contabilidade de Custos e de Gestão

A necessidade da Contabilidade de Custos e de Gestão surge da demanda por informações relevantes, oportunas, claras e objetivas para apoiar as diversas funções administrativas, como organização, planejamento e controle dentro de uma entidade.

Os gestores precisam ter acesso a dados precisos sobre gastos, rendimentos e resultados não apenas dos produtos e serviços oferecidos, mas também dos diversos departamentos e funções da organização.

Essas informações são essenciais para garantir que o processo de tomada de decisões seja eficiente e contribua para o alcance dos objetivos da empresa.

Embora a Contabilidade Financeira forneça informações importantes sobre a situação financeira global da empresa, ela pode não ser suficiente para atender às necessidades específicas de gestão.

A Contabilidade Financeira, ao se concentrar principalmente em relatórios financeiros padronizados para stakeholders externos, pode não oferecer detalhes operacionais necessários para a gestão interna da empresa. Ela pode não ser tão eficaz no controle, na gestão do dia a dia e no planejamento das atividades, bem como na tomada de decisões estratégicas.

Por outro lado, a Contabilidade de Custos e de Gestão fornece informações detalhadas sobre os custos de produção, desempenho por centros de custos e produtos, análise de rentabilidade e outras métricas operacionais essenciais para a gestão interna da empresa.

Essas informações são fundamentais para os gestores tomarem decisões informadas, identificarem áreas de melhoria, otimizarem processos e recursos, e alcançarem os objetivos estratégicos da organização.

Portanto, a complementaridade entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade de Custos e de Gestão é fundamental para garantir uma gestão eficaz e informada. Enquanto a Contabilidade Financeira atende às necessidades de prestação de contas externas, a Contabilidade de Custos e de Gestão fornece as informações detalhadas necessárias para a gestão interna e a tomada de decisões estratégicas.