5 Dicas para Resumo Perfeito

Fazer um resumo eficiente é fundamental para melhorar a sua memória e garantir que você lembre-se do conteúdo estudado. Neste artigo, vamos apresentar quatro dicas para criar um resumo bem-feito que ative a sua memória.

Dica 1: Identifique o texto

A primeira dica para fazer um resumo eficiente é identificar o texto que você pretende memorizar. Isso pode ser feito ao pegar o seu livro ou apostila e localizar o capítulo ou seção desejada. Por exemplo, se o texto for sobre os caminhos para a blindagem emocional, identifique o capítulo correspondente.

Dica 2: Faça leituras estratégicas

Após identificar o texto, faça duas leituras estratégicas. A primeira leitura deve ser dinâmica e concentrada, permitindo que você tenha uma visão geral do conteúdo. Em seguida, faça uma segunda leitura mais cuidadosa e analítica. Durante essa leitura, identifique palavras-chave ou frases que possam ser utilizadas para preparar o seu resumo.

Dica 3: Escolha palavras-chave

Durante a segunda leitura, teste-se ao terminar de ler um trecho. Pergunte a si mesmo se você consegue explicar aquele trecho em uma única palavra. Se sim, anote essa palavra em uma folha ou frase resumo. Repita esse processo ao longo das dez páginas do texto. Em seguida, verifique se as palavras escolhidas são palavras gatilho que ativam a sua memória.

Dica 4: Crie um resumo

Com as palavras-chave selecionadas, pegue uma folha em branco e crie o seu resumo. Você pode optar por um texto corrido ou por um mapa mental, dependendo do seu estilo de aprendizagem.

Se você não sabe como fazer um mapa mental, há vídeos disponíveis que ensinam essa técnica. Ao terminar o resumo, faça o teste para verificar se está coerente e se você consegue explicar o conteúdo a partir dele.

Dica 5: Revisão e memória de longo prazo

Após criar o resumo, a última etapa é a revisão e a construção de memórias de longo prazo. Guarde o seu resumo e utilize técnicas de memorização para fortalecer a memória, como a repetição programada.

Essa técnica consiste em revisar o conteúdo de forma programada ao longo do tempo. Existem vídeos disponíveis que ensinam como aplicar essa técnica.

Conclusão

Fazer um resumo eficiente é essencial para melhorar a sua memória e garantir que você se lembre do conteúdo estudado. Ao identificar o texto, fazer leituras estratégicas, escolher palavras-chave e criar um resumo, você estará no caminho certo para uma melhor retenção de informações.

Lembre-se de revisar o seu resumo e utilizar técnicas de memorização para fortalecer a memória de longo prazo. Com essas dicas, você poderá estudar de forma mais eficiente e alcançar melhores resultados acadêmicos.