Métodos de Recolha de Dados: Trabalho de Campo

Explore os diversos métodos de recolha de dados utilizados no estudo de mercado, desde a análise de dados documentais até aos inquéritos. Descubra como cada método é aplicado para obter informações valiosas sobre o público-alvo, concorrência e tendências de mercado.

1 – Análise de Dados Documentais

• Fontes Deliberadas: Produzidas intencionalmente para preservar dados para o futuro.
  • Fontes Inadvertidas: Concebidas para outros fins, como exames, registos de assiduidade, fichas pessoais, jornais, actas, etc. (deve-se verificar a validade dessas fontes).

Localização dos Documentos:
Deve-se verificar a acessibilidade e confidencialidade dos documentos, pois pode haver impedimentos ao acesso.

Seleção dos Documentos:
Evitar muitas fontes deliberadas.

Análise Crítica dos Documentos

2 – Inquéritos

• Tipos de Questões => Respostas

Verbal ou Aberta:
Respostas podem ser uma palavra, uma frase ou um comentário mais longo, produzindo informações úteis, mas de difícil análise.

Fechada:

• Lista: Apresenta-se uma lista de opções, qualquer uma delas pode ser selecionada (ex: idades por décadas).
  • Categoria: Escolhe-se uma entre um conjunto de categorias (ex: estado civil).
  • Hierárquica: Pede-se ao inquirido que ordene itens.
  • Escala: Vários níveis nos processos de escalonamento de informação.
  • Quantidade: A resposta é um número.
  • Grelha: Apresenta-se uma tabela ou grelha para registar respostas a uma ou mais perguntas.

Questões ao mesmo tempo

Formulação de Questões a Evitar:

Ambiguidade, Imprecisão e Suposição

• Evitar perguntas que possam ser interpretadas de maneiras diferentes.
  • Exemplo: Perguntar a alguém quanto tempo despende a estudar (muito, algum, nenhum).

Memória e Conhecimentos

• Evitar perguntas que exijam recordar eventos distantes no tempo ou detalhes específicos que o entrevistado pode não lembrar.

Questões Duplas

• Evitar incluir mais de uma pergunta em uma só questão.
  • Exemplo: Frequentou as aulas de Física e Matemática?

Questões com Respostas Evidentes

• Evitar perguntas óbvias ou que podem ser respondidas sem esforço.

Questões Hipotéticas e Delicadas

• Evitar perguntas que especulem sobre situações hipotéticas ou que possam ser consideradas ofensivas.
  • Exemplo: Perguntar a idade pode ser considerado ofensivo; é melhor usar categorias de idade.

Características dos Questionários:

1. Legibilidade: Devem ser impressos com letras legíveis.
  2. Instruções Claras: Devem incluir instruções precisas e fáceis de entender.
  3. Espaçamento Adequado: As perguntas devem estar espaçadas adequadamente para facilitar a leitura e a resposta.
  4. Zonas de Seleção: As opções de resposta devem estar do lado direito da folha.
  5. Espírito Auto-crítico: Deve ser elaborado com revisão crítica para garantir clareza e objetividade.
  6. Ordem das Perguntas: Devem ser organizadas com as perguntas mais sensíveis para o final.
  7. Adaptados à População-alvo: Devem ser adequados ao público-alvo da pesquisa.
  8. Questionário Piloto: Antes de aplicar o questionário final, é recomendável realizar um questionário piloto para ajustes necessários.
  9. Recolha de Dados Tratáveis: Devem coletar dados que possam ser tratados posteriormente, especialmente do ponto de vista estatístico.

3 – Entrevistas

1. Definir os Objetivos: Estabelecer claramente os objetivos da entrevista.
  2. Identificar as Necessidades: Descobrir quais informações são necessárias para atingir os objetivos.
  3. Elaborar um Esquema de Questões: Desenvolver um roteiro com as questões a serem feitas durante a entrevista.
  4. Escolher o Tipo de Entrevista: Selecionar o formato de entrevista mais apropriado para os objetivos e o contexto.
  5. Refinar as Questões: Revisar e aprimorar as questões para garantir clareza e relevância.
  6. Considerar a Análise das Respostas: Antecipar a forma como as respostas serão analisadas e interpretadas.
  7. Elaborar o Guião: Organizar as questões em uma sequência lógica e preparar um guia para conduzir a entrevista.
  8. Testar o Esquema: Realizar testes preliminares para garantir a eficácia e adequação do roteiro de entrevista.
  9. Rever o Esquema se Necessário: Fazer ajustes no roteiro com base nos resultados dos testes e feedback recebido.
  10. Evitar Parcialidade: Assegurar que as questões e o processo de entrevista não sejam tendenciosos.

4 – Estudos por Observação

1. Registo e Análise: Registrar e analisar os dados observados.
  2. Seleção do Método: Escolher o método de observação mais adequado para o estudo.
  3. Preparação: Planejar e preparar-se para a observação de acordo com os objetivos estabelecidos.
  4. Decidir o que Pretende Observar: Definir claramente o que será observado durante o estudo.
  5. Ponderar sobre essa Escolha: Refletir sobre a seleção feita e considerar alternativas, se necessário.
  6. Considerar Alternativas: Avaliar outras opções de observação antes de finalizar a escolha.
  7. Que Aspetos Investigar: Determinar se a observação será focada no conteúdo, processo ou interação.
  8. Pedir Autorização: Obter permissão, quando necessário, para realizar a observação.
  9. Elaborar Gráficos, Listas ou Tabelas: Preparar ferramentas para facilitar o registo dos dados observados.
  10. Testar e Rever o Método: Realizar testes e revisar o método de observação, se necessário.
  11. Preparar a Observação: Garantir que tudo esteja pronto para iniciar a observação conforme planejado.
  12. Tentar Passar Despercebido: Agir de forma discreta para não interferir no ambiente observado.
  13. Integrar o Acontecimento na Organização: Considerar como os resultados da observação serão integrados na organização.
  14. Não se Esquecer de Agradecer: Reconhecer a colaboração dos envolvidos e manter abertura para futuras observações, se necessário.